sexta-feira, 21 de maio de 2010

Interlagos festeja 70 anos de história

S do Senna, Cotovelo, Ferra­du­­ra, Pinheirinho. Quem é fã de velocidade sa­­be bem o que essas pa­­lavras sig­­nificam. São nomes de traçados do Au­­tódro­mo de In­­terlagos, o primeiro cir­­cuito de corrida brasileiro, que es­­te mês está completando 70 anos de fun­­dação. A pista, localizada na re­­gião sul de São Paulo, é a única nas Amé­­ricas a receber um Grande Prê­­mio de Fórmula 1, a mais im­­portante competição automobilística do pla­­ne­­ta. Inaugurado em 12 de maio de 1940, o autódromo é um dos mais an­­ti­­gos do mundo. Con­­fira 7 momentos ines­­­­quecíveis de Interlagos:

PRIMEIRA PROVA

A prova inaugural contou com a presença de 15 mil pessoas, que acompanharam o 3.º Grande Prêmio Cidade de São Paulo e uma corrida de motos. O primeiro vencedor foi Arthur Nascimento Júnior, com um Alfa Romeo 3500 cc.

FÓRMULA 1

Interlagos recebeu a F-1 pela primeira vez em 30 de março de 1972, em um evento extra-campeonato. O argentino Carlos Reutemann venceu. A primeira prova valendo pontos para o Mundial foi realizada em 11 de fevereiro de 1973 e com vitória de Emerson Fittipaldi.

DOBRADINHA

Em 1975 José Carlos Pace venceu o GP do Brasil fazendo uma dobradinha com Emerson Fittipaldi. Foi a única vitória da carreira do piloto na F-1. Pace morreu em um acidente de avião (monomotor) em 1977. Em 1985, o circuito foi rebatizado com o seu nome.

REI DA CHUVA

Em 1993, Ayrton Senna conquistou sua 2.ª vitória em casa. Sem conseguir se aproximar das Williams de Alain Prost e Damon Hill, o brasileiro contou com a ajuda da chuva torrencial que caiu em Interlagos. Prost rodou sozinho e acabou na brita. Senna, especialista na pista molhada, alcançou Hill e conseguiu a ultrapassagem para vencer. Após a bandeirada, a torcida invadiu a pista.

QUASE CAMPEÃO

Interlagos viu uma das decisões mais emocionantes da história da F-1 em 2008. Felipe Massa cruzou a linha de chegada como campeão mundial, mas nos segundos seguintes Lewis Hamilton ultrapassou Timo Glock, conseguiu o 5.º lugar que precisava e levou o título com apenas um ponto de vantagem. Mesmo com o resultado frustrante, Massa, emocionado, agradeceu ao público ao subir no lugar mais alto do pódio.

FATALIDADES

Em 2007, na Stock Light, o paranaense Rafael Sperafico, escapou na curva do Café, bateu na proteção de pneus, voltou rodando para o meio da pista e foi atingido em cheio pelo carro de Renato Russo. Sperafico morreu na hora. Já nos 500 km de Interlagos de 1961, Jaime Guerra entrou nos boxes com o carro descontrolado e atingiu o mecânico Victor Losacco, que não resistiu aos ferimentos. Victor era avô de Giuliano Losacco, bicampeão da Stock.

MILAGRE

O acidente mais marcante da história de Interlagos na F-1 foi entre o norte-americano Michael Andretti e o austríaco Gerhard Berger na primeira curva do GP do Brasil de 1993. Ambos se tocaram e a McLaren de Andretti levantou voo de maneira impressionante ao usar a Ferrari de Berger como rampa. Os carros ficaram destruídos. Pelas imagens captadas pela tevê e por câmeras fotográficas fica dificil enterder como os pilotos não sofreram ferimentos graves.
Fonte: http://www.gazetadopovo.com.br/

Para saber a história completa dessas sete décadas, acesse: www.autodromodeinterlagos.com.br/70anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário