Tarumã 1970
Realizando um velho sonho do automobilismo gaúcho, um dos mais movimentados do Brasil até a proibição das corridas em estradas e ruas, em 8 de novembro de 1970 foi inaugurado o Autódromo de Tarumã em Porto Alegre, circuito de 3.015,86 metros, construido pelo Automóvel Clube do Rio Grande do Sul, à um custo, na época, de 2 milhões de cruzeiros.
Com a presença de 120 mil pessoas, cinco provas foram realizadas na tarde de inauguração. A mais importante, em quarenta voltas, para carros dos grupos 4, 5 e 6, terminou com a vitória de Jayme Silva com o protótipo Fúria, com o tempo de 54m3s1/10, média de 133,905 Km/h.
Os resultados das outras quatro provas foram:
Para carros até 1.300 cc vencedor foi Décio Michell do Rio Grande do Sul. Para carros de 1.300 a 1.600 cc vitória de Fernando Esbroglio também do Rio Grande do Sul com um Volkswagen. Na prova para carros de 1.600 a 3.000 cc o vencedor foi Milton Oliveira pilotando um FNM. E na quarta prova reservada para carros até 6.000 cc quem venceu foi Pedro Victor Delamare de São Paulo, com um Opala à velocidade média de 124,937 Km/h.
Tarumã 2010
Hoje, após quase 40 anos, tornou-se um dos circuitos mais tradicionais do país, registrando a maior média de velocidade do Brasil.
A pista tem extensão total de 3.016 metros, com 11 curvas, de altíssima, média e baixa velocidades, e um "S" em descida, a chamada "Curva do Tala-larga", que exige grande perícia e sangue-frio dos pilotos.
A principal característica do circuito, sem dúvida alguma, é a velocidade, sendo a pista mais rápida do Brasil. Pontos como a Curva Um, Tala Larga e Curva Nove são sempre um grande desafio.
A pista tem extensão total de 3.016 metros, com 11 curvas, de altíssima, média e baixa velocidades, e um "S" em descida, a chamada "Curva do Tala-larga", que exige grande perícia e sangue-frio dos pilotos.
A principal característica do circuito, sem dúvida alguma, é a velocidade, sendo a pista mais rápida do Brasil. Pontos como a Curva Um, Tala Larga e Curva Nove são sempre um grande desafio.
O Autódromo de Tarumã é o palco para os principais eventos nacionais de automobilismo como os campeonatos brasileiros de Fórmula Truck, Stock Car, Fórmula Renault, Pick Up Racing, entre outros.
Outro evento tradicional do Autódromo de Viamão é o “Racha Tarumã”. Ele acontece as sextas à noite, com "pegas" na reta entre motoristas amadores. O evento foi criado em 1997 com o objetivo de tirar das ruas os "temíveis rachas", que colocavam em risco a vida dos motoristas e da população.
Com um público médio de 3,5 mil pessoas, o Racha Tarumã virou literalmente, o ponto de encontro dos jovens que gostam de adrenalina e muita velocidade. Ali os motoristas encontram um ambiente preparado para acelerar, sem riscos de acidentes e com total segurança para os participantes e também o público.
Para maiores informações sobre o Autódromo Internacional de Tarumã e sua história, acessem o site: http://www.rachataruma.com.br/
Ainda, agradecemos os dados históricos fornecidos por: http://scuderiabrazil.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário