quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Screamim Eagle Pro Stock - Nada santo e sem piscar

Especial para arrancadas, a Harley-Davidson de competição, baseada no modelo V-Rod, tem motor dois cilindros em V de 400cv e ultrapassa os 320km/h em apenas 402 metros

Fotos: Harley-Davidson/Divulgação
Quem vê uma grande e pacata motocicleta Harley-Davidson, espécie de símbolo das motos estradeiras, desfilando tranquilamente pelas ruas ou cruzando as rodovias em longas viagens, não imagina que existe um outro lado da marca, com uma personalidade completamente distinta, feita para acelerar e proporcionar máximo desempenho, longe das estradas, deixando todo o conforto para trás. Um modelo tão distinto que é capaz de rivalizar com a vida dupla incorporada pelo amável médico Dr. Henry Jekyll e de seu outro lado e personalidade, completamente opostos, com o maldoso Edward Hide, descrito no livro O médico e o monstro, do inglês Robert Louis Stevenson.

O mostro nada santo da centenária marca americana de motocicletas Harley-Davidson é um modelo construído para disputar as corridas de arrancadas nos Estados Unidos, na classe Pro Stock, do National Hot Rod Association (NHRA). A motocicleta, uma V-Rod 1.300cm³, Screamin Eagle, compete no AMA Grand National Twins Series Championship. Nomes pomposos, mas que são muito populares na terra do Tio Sam. As disputas de arrancadas mobilizam milhares de pessoas e são divididas em diversas categorias, entre carros e motos, para equilibrar as disputas. A Harley-Davidson, por exemplo, compete com o seu time oficial, na Pro Stock, que tem um grau de preparação mais limitado.

POPULARIDADE

Para se ter uma ideia do nível da popularidade das competições de arrancadas nos Estados Unidos, conhecidas como dragsters, a NHRA, que organiza as provas, fundada na década de 1950, na Califórnia, Oeste do país, conta com 35 mil concorrentes licenciados. As corridas de arrancadas também vão se popularizando pelo Brasil, que já conta inclusive com pistas exclusivas. São pistas de um quarto de milha, ou 402 metros de extensão, e mais uma área de desaceleração. As provas são disputadas em sistema de eliminatórias, entre dois competidores, que arrancam juntos quando um sistema de luzes acende, em uma sequência.

A Harley-Davidson Screamin Eagle factory Team, com os pilotos oficiais Andrew Hines e Eddie Krawiec, consegue cumprir os 402 metros da pista em menos de 7 segundos, atingindo uma velocidade de cerca de 200 milhas por hora, ou cerca de 320km/h. O tempo de reação dos pilotos à luz autorizando a largada é de cerca de míseros 0,020 segundos, ou menos que uma piscada de olhos. Um verdadeiro espanto, que, porém, ainda é lento se comparado à categoria principal, Top Full (que pode ser traduzido como gás total), com motores ultrapreparados, que precisam até de para-quedas para ajudar na frenagem.

MONSTRO

A categoria Pro Stock, entretanto, apesar do visual, conserva uma aparência mais semelhante à da moto de rua, transmitindo uma mensagem de marketing de esportividade que a montadora deseja. Para tanto, a Harley-Davidson tem até um modelo básico de arrancadas para ser comercializado, batizado de VRXSE Screamin Eagle Destroyer, baseada no modelo de rua VRSC. O monstro de arrancadas oficial também é baseado neste modelo. Uma motocicleta com motor dois cilindros em V, inclinados em 60 graus, com 1.300cm³, refrigerado a água, que, quando foi lançada em 2002, batizada de V-Rod, torceu o nariz dos mais puristas, já que tinha forte apelo esportivo.




Atualmente, a V-Rod é um sucesso de vendas, com várias versões e um belo desenho. A parte mecânica e a refrigeração líquida foram desenvolvidas com ajuda da alemã Porsche. O modelo de competição tem motor de quatro válvulas por cilindro, duplo comando e cabeçote preparados, injeção modificada, que fornece cerca de 400cv e torque de 13,4kgfm a 7.600rpm. O quadro especial alongado inclui a barra anti willie, com rodinhas para não empinar nas arrancadas. Tem ainda carenagem em fibra de carbono e pneus especiais Mickey Thompson. O traseiro tem deformação programada na arrancada, agarrando o chão, ficando maior e mais estreito com a velocidade. O peso é calibrado conforme o tipo de motor do concorrente, para equilibrar a disputa.

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