quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Renovação não pode parar...

Picapes derivadas de automóveis formam um segmento particularmente interessante no Brasil. Afinal, este ano devem superar as 200.000 unidades vendidas ou 7% do mercado de automóveis e comerciais leves. Algo além de um nicho de mercado, dividido entre cinco fabricantes e opções de cabines simples, estendida e até dupla.

Esse tipo de veículo, curiosamente, nasceu na Europa em 1930, com o Peugeot 202. Nos EUA, a meca das picapes em geral até hoje, o primeiro modelo sem improvisação derivado de automóveis surgiu em dezembro de 1956, a Ford Ranchero. A aceitação foi baixa, mas continuou até 1979. Entre as derivadas de compactos, a Nissan lançou seu produto em 1971, seguida pela Fiat, em 1978, baseada no 147. Hoje, só no Brasil e na Austrália (de porte maior) há modelos assim à venda, mas nada se compara ao nível de interesse daqui.

Picapes compactas têm utilização diversificada. É difícil classificar com exatidão como se distribuem os compradores, mas, na média, estima-se que 80% se concentram em uso misto, 10% apenas carga e 10% pessoal/lazer. No uso misto, estima-se que pelo menos metade valoriza bastante o visual, o comportamento com caçamba vazia e o volume para apetrechos esportivos.

Nesse contexto, a Chevrolet Montana tinha que se renovar. Lançada em 2003 com base no Corsa II, a nova picape utiliza a arquitetura e metade da cabine do Agile, por sua vez originada na primeiro Corsa. Para atender todos os públicos os fabricantes brigam por frações nas fichas técnicas informadas. A GM aponta a maior capacidade de carga – 758 kg –, apenas 16 kg a mais que a Hoggar. Quanto ao volume, a Montana precisa se desfazer do protetor de caçamba de série para derrotar por apenas 29 litros (1.180 contra 1.151 litros) a concorrente da Peugeot, cujo protetor é opcional.

A solução estética da nova Montana ficou mais atraente que a do Agile. Exemplos dos cuidados de projeto são o desenho das janelas fixas nas colunas traseiras e a pequena bolha no teto por razão mais estilística do que aerodinâmica. Até os apoios para o pé nas laterais da carroceria foram redimensionados. A tampa da caçamba agora é mais baixa, melhorando a visibilidade pelo espelho retrovisor interno e por possuir dimensões menores pode ser manuseada sem esforço (na Saveiro, existe uma mola a gás para compensar o peso). A fim de facilitar as manobras há sensores de distância opcionais no para-choque traseiro, protuberante além do razoável.

No interior, ambos os encostos dos bancos podem ser rebatidos até a posição horizontal e conveniente no dia a dia. O espaço atrás na cabine é limitado (164 litros), embora o fabricante aponte um total de 25 porta-objetos. A GM alega descartar a cabine estendida para evitar interferência com sua picape média S10.

As sensações ao dirigir são as esperadas para um veículo de altura total elevada e bons ângulos de entrada e saída. Para controlar a inclinação da carroceria em curvas a barra estabilizadora dianteira tem diâmetro avantajado, solução técnica nada sutil herdada do Agile.

Os preços vão de R$ 32.000, 00 a R$ 44.000,00. A fábrica espera aumento de 15% nas vendas, o que não vai alterar sua terceira colocação, atrás da Strada e da Saveiro.

Fonte: www.mundodoscarros.com.br

Equilíbrio de desempenho permanece inalterado para penúltima etapa do Itaipava GT Brasil


A temporada do Itaipava GT Brasil se aproxima do encerramento, com a penúltima etapa marcada para os dias 30 e 31 de outubro, em Pinhais (PR). Até aqui, foram sete modelos diferentes vencendo corridas nas categorias Itaipava GTBR3 e Itaipava GTBR4. Lamborghini Gallardo LP560, Ferrari F430, Ford GT, Audi R8 LMS, Maserati Trofeo, Ferrari Challenge e Ginetta G50. Resultado direto do equilíbrio de desempenho promovido ininterruptamente pela equipe técnica da SRO Latin America e pela CBA.

"É claro que o nosso regulamento tem como ponto de partida as regras da FIA para os campeonatos europeus, mas a comissão técnica trabalha contemplando a realidade dos carros que competem no Brasil e as peculiaridades do nosso campeonato. Acredito que seja exatamente por isso que nossa temporada se apresente até mais competitiva em termos de marcas, com muitas das medidas que adotamos aqui sendo aplicadas também em alguns campeonatos da Europa", comenta o diretor técnico da SRO Latin America, Ivo Sznelwar.

"Para ajudar no processo, todos os carros possuem um coletor de dados e com esses detalhes é possível fazer uma leitura exata das vantagens e desvantagens de cada modelo - um pode ser melhor de reta e o outro, de curva, por exemplo. Existe também um fluxo de informações muito bom entre a FIA e a CBA. Sempre que é necessário algum tipo de orientação sobre um determinado modelo, as nossas autoridades podem consultar o que tem sido feito pela FIA nos campeonatos de Gran Turismo da Europa", acrescenta Ivo Sznelwar.

Na etapa mais recente, a equipe técnica teve uma longa tarde de domingo dedicada à vistoria dos modelos já pensando nas corridas finais de 2010. Assim como nas provas anteriores, a equipe de vistoria deu atenção especial aos itens fundamentais para o equilíbrio de desempenho, como o peso dos modelos, altura em relação ao solo, configurações de motor e câmbio, amortecedores, etc. Os trabalhos da equipe comandada por Clóvis Matsumoto se estenderam até a noite.

Para se ter uma ideia da profundidade das inspeções, foram abertas caixas de câmbio de alguns modelos Lamborghini, amortecedores foram requisitados e enviados para análise em dinamômetro, alguns carros tiveram o combustível enviado para estudo em laboratório e os restritores de todos os modelos foram verificados. Um trabalho cuidadoso e detalhado, que ganha importância com a proximidade do final do campeonato e as disputas ainda abertas pelos títulos nas categorias Itaipava GTBR3 e Itaipava GTBR4.

Com exceção da desclassificação de um dos modelos por anormalidades no restritor (provavelmente causadas pela pressa na instalação das peças, já que houve a necessidade de substituir-se o motor do carro), estava tudo dentro do previsto no Velopark. Para garantir isso, no fim de semana de corrida há um total de 16 pessoas entre comissários, responsáveis pela vistoria e equipe de reforço das federações locais observando cada detalhe no Itaipava GT Brasil.

A análise recente das soluções de equilíbrio de desempenho fizeram a SRO Latin America e a CBA optarem pelas mesmas configurações utilizadas na etapa passada para a próxima corrida, em Pinhais. Ou seja, nada muda nos carros para penúltima etapa. Na última passagem do campeonato por Pinhais, em abril, as vitórias ficaram divididas entre o Ferrari F430 de Claudio Ricci e Rafael Derani e o Lamborghini Gallardo LP560 de Daniel Serra e Chico Longo. E expectativa é de uma etapa igualmente equilibrada no fim de outubro.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Renault apresenta o Twingo Miss Sixty


A Renault apresenta o Twingo Miss Sixty, uma série especial destinada às mulheres. O modelo, que será apresentado durante o Salão de Paris (França), foi desenvolvido em conjunto com a Miss Sixty, uma grife de roupas criada em 1991 e que produz roupas e acessórios para o público feminino.
O Twingo Miss Sixty começa a ser vendido em novembro e tem duas opções de cores para a carroceria: Bohemian Pink ou Pearlscent Black.
No capô, colunas centrais e na tampa traseira vão adesivos com motivos florais, também aplicados aos tapetes no interior do veículo.



A cor rosa também aparece na moldura do conta-giros, nos botões do sistema de climatização, maçanetas, em parte do revestimento dos bancos e nas costuras do volante e da alavanca de câmbio. A Renault não divulgou informações técnicas sobre o modelo.



Comunicado - Campeonato Estadual de Arrancadas

A Federação de Automobilismo de MS e a MS Sport Racing, organizadora do Festival MS de Arrancadas, informam as datas da 5º e 6º Etapas do Campeonato Estadual de Arrancadas 2010:


5º Etapa: dias 30 e 31 de Outubro

6º Etapa: dias 27 e 28 de Novembro


Lembrando que no dia 30/10 (sábado), ou seja, primeiro dia da 5ª Etapa, acontecerão as baterias faltantes da 4ª Etapa, que foram adiadas em virtude das más condições do tempo.
Maiores informações poderão ser obtidas na FAMS através do telefone (67) 3025-1910 ou pelo e-mail contato@velocidadems.com.br

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Veneno Alemão :: BMW E36 ///M3 Turbo





"O soro antiofídico é obtido a partir de anticorpos do sangue do cavalo.

O processo de produção do soro antiofídico consiste na aplicação de pequenas doses de veneno no animal. Neste período, o organismo do cavalo produz anticorpos contra o veneno. Depois de um determinado período sofre sangria. Os anticorpos são separados por centrifugação do sangue. Em seguida ele sofre liofilização (remoção de água) e é armazenado." - Fonte: Wikipédia

Quem pensar que com carros a história é diferente, "ou está ruim da cabeça, ou doente do pé", já diria o poeta. Quem o diga Renato Malcotti, proprietário da BMW E36 M3 na cor Avus Blue que estampa esta matéria. Para ele, os 286cv originais do alasão germânico não eram suficientes, então providenciou uma meticulosa preparação, hiperimunizando seu exemplar para atingir a casa das seis centenas de cavalos em um carro de uso urbano, que pode ser perfeitamente utilizado no dia-a-dia.

Assim como na hiperimunização dos animais, o processo de preparação de um carro que já nasce com pedigree exige muito conhecimento, pesquisa, dedicação, criatividade e algum dinheiro no bolso. Quando se tem um objetivo, a brincadeira fica séria e os investimentos seguem a mesma linha para que ao final se tenha o melhor conjunto possível em um carro que, apesar de preparado, age como se estivesse original.

De posse de um exemplar '95 de um dos bólidos que marcaram época e fizeram cabeças se contorcerem ao transitar pelas ruas, Renato buscou em 2006 a Herrera Motors em São Paulo para a primeira fase da preparação de sua M3 modelo E36. De lá ela saiu com 450cv e muita disposição. Renato aproveitou o quanto quis sua nova máquina pelas ruas da capital federal, mas havia um problema: Ele tinha um objetivo. Apesar do exímio trabalho de preparação do Herrera, Renato queria mais. Sua meta era que sua M3 Avus Blue atingisse a casa dos 600cv sem riscos de quebras e recebeu ótimas indicações de outra renomada empresa de preparação paulistana e tratou de encaminhar seu xodó para a Flash Turbo. Contando com o apoio da empresa Draft Racing, ele buscou o que havia de melhor para "ampliar seu nível de satisfação".

O motor seis cilindros, de 3.246cc, cabeçote de 24v com comando variável VANOS e corpos individuais de admissão, só manteve estas especificações da linha original. Para suportar a nova preparação o bávaro recebeu pistões e anéis forjados Wiseco, bielas forjadas Pauter e agora roda com álcool. A taxa de compressão foi ajustada em 10,8:1 e garante boas respostas na fase aspirada. Sim, fase aspirada! Este belo exemplar agora conta com uma turbina Garret GT35R roletada com caixas de medidas .70 (quente) e 1.06(fria), atuando com singelos 1,5Bar de pressão. O coletor de admissão e toda a pressurização foram confeccionados pela Cordova Motors enquanto o de escape e o intercooler são frutos do apoio da Draft Racing, confeccionado em aço inox. A Cordova Motors ainda trabalhou os corpos de admissão individuais para um maior fluxo e este receberam seis bicos injetores de 160lbs/h da marca RC Injectors. A responsável por mandar álcool para os bicos é uma bomba de combustível Aeromotive, que mantém a pressão da linha em constantes 5Bar, passando por um dosador Draft Racing antes de chegar aos bicos. O tanque de combustível recebeu um catch-tank para não deixar faltar combustível na linha. As velas de ignição adotadas são NGK V-Power. Quem controla todo o sistema de injeção e ignição é um módulo FuelTech modelo Race Pro-1Fi que não deixa o conjunto ultrapassar as 7.200Rpm, garantindo assim a integridade do motor. O resultado? Potência de 609cv medidas na roda e ponteiro do velocímetro colando nos 280km/h no final do painel com giro ainda ascendente.

O câmbio permaneceu original, com transmissão manual de cinco velocidades (mais ré), porém o conjunto de embreagem fora substituido por um Spec Clutch de 1.400lbs com disco de cerâmica de seis pastilhas para não correr o risco de patinar em arrancas mais fortes.

A suspensão recebeu novas molas da renomada Eibach que conferiram uma menor altura e muito mais estabilidade ao novo conjunto. As rodas originais de 17" da versão E36 foram substituidas pelas da versão E46 de medidas 7x18" calçadas com pneus Toyo Proxes4 de medidas 225/40-18" na dianteira e 235/40-18" na traseira, que sofrem horrores nas aceleradas.

No interior, praticamente nada foi alterado. Bancos, forrações, volante, manoplas... tudo permanece como a 15 anos atrás. O que saiu de cena foi o som original, agora substituido por um player mais moderno e com mais recursos. Logo abaixo do console central um dos poucos acessórios remanescentes da primeira fase da preparação: um gauge-pod com três manômetros da Herrera Motors. Um manovacuômetro, um hallmeter e um medidor de pressão da linha de combustível mantém o condutor prontamente informado sobre a saúde do coração da fera azul.

O veneno aplicado em pequenas doses e em perídos espaçados não fará mal aos cavalos e ainda por cima garante ao proprietários boas doses de divertimento pelas largas ruas de Brasília/DF. Se cansar do veneno (o que acho difícil ocorrer), não precisa extraí-lo. Basta aliviar o pé!

Fonte: www.digus.com.br

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Chuva adia 4ª Etapa do Campeonato estadual de Arrancadas

O mau tempo deste domingo (26) adiou a segunda fase do Campeonato estadual de arrancadas. As três baterias foram adiadas para a próxima etapa do Campeonato, em data a definir.
Ontem (25) no Autódromo Internacional de Campo Grande, aconteceu a primeira fase da 4ª Etapa do Campeonato Estadual de Arrancadas, que contou com as duas primeiras baterias da competição.
A Direção de Prova decidiu pela transferência a fim de resguardar a segurança dos pilotos e bom desempenho dos carros.
Assim, no sábado da 5ª Etapa do Campeonato Estadual acontecerão as baterias faltantes da 4ª Etapa.

Temporada termina com três brasileiros entre os seis primeiros na Fórmula 3 Inglesa

A temporada da Fórmula 3 Inglesa terminou neste domingo (25), em Brands Hatch, com três brasileiros entre os seis primeiros colocados de 2010. Adriano Buzaid terminou o campeonato em quarto, seguido pelos compatriotas Felipe Nasr e Gabriel Dias. O título já havia sido conquistado por antecipação pelo francês Jean-Eric Vergne. O último dia de atividades do ano teve duas corridas muito diferentes: a primeira delas com pista seca, vencida por Daniel Mackenzie, e a outra sob chuva, com vitória do vice-campeão, James Calado.

Adriano Buzaid largou muito bem na primeira prova, pulou de quinto para terceiro na primeira volta e assim permaneceu até a bandeirada, conquistando seu sétimo pódio consecutivo, o décimo em 2010. "Foi um final de temporada muito bom, considerando a sequência de pódios. Nas últimas corridas, fui o piloto que mais marcou pontos. Fiquei muito feliz com a nossa última parte do campeonato", comemorou Adriano Buzaid. Na segunda corrida, Adriano Buzaid precisou arriscar na disputa pelo terceiro lugar na tabela de pontos.

Ele ainda tinha chances de superar o britânico Oli Webb e, quando começou a chover, a equipe decidiu mantê-lo na pista com pneus slick. "Quando todos pararam para a troca, ele estava em segundo lugar e o Oli (Webb) era o 13º. O resultado era o que ele precisava para ser o terceiro colocado no campeonato, então decidimos não chamar", contou Matt Ogle, engenheiro do piloto brasileiro. Mas a estratégia não deu certo: as condições de pista pioraram e Adriano Buzaid precisou se segurar com um carro até oito segundos mais lento. Terminou em oitavo.

"Nós tentamos de tudo para ficar com esse terceiro lugar no campeonato. Precisávamos arriscar e foi o fizemos", revelou Adriano Buzaid, que ainda sofreu com o pneu traseiro esquerdo furado nas voltas finais. "Em resumo, tivemos uma temporada difícil na primeira metade, mas demos a volta por cima e valeu muito como aprendizado. Não só esta, mas as duas temporadas que fiz aqui na Fórmula 3 Inglesa", acrescentou Adriano Buzaid. "Agora, vamos analisar qual o melhor caminho para 2011. Tenho algumas propostas nos Estados Unidos, mas meu objetivo, é claro, é seguir pensando na Fórmula 1".

O RESULTADO DA 29ª CORRIDA
1 Daniel McKENZIE / GBR, Fortec Dallara-Mercedes 19min43s432
2 Carlos HUERTAS / COL, RR Dallara-Mercedes +3.461s
3 Adriano BUZAID / BRA, Carlin Dallara-Volkswagen +5.135s
4 Jean-Eric VERGNE / FRA, Carlin Dallara-Volkswagen +5.723s
5 James CALADO / GBR, Carlin Dallara-Volkswagen +6.523s
6 Rupert SVENDSEN-COOK / GBR, Carlin Dallara-Volkswagen +8.062s
7 Oli WEBB / GBR, Fortec Dallara-Mercedes +10.025s
8 Daisuke NAKAJIMA / JPN, RR Dallara-Mercedes +13.469s
9 Felipe NASR / BRA, RR Dallara-Mercedes +15.132s
10 Alex BRUNDLE / GBR, T-Sport Dallara-Volkswagen +15.574s

O RESULTADO DA 30ª CORRIDA
1 James CALADO / GBR, Carlin Dallara-Volkswagen 40min09s900
2 William BULLER / GBR, Hitech Dallara-Volkswagen +8.152s
3 Menasheh IDAFAR / GBR, T-Sport Dallara-Mugen Honda +30.186s
4 Adderly FONG / CHN, Sino Vision Dallara-Mercedes +31.621s
5 Jay BRIDGER / GBR, Litespeed Dallara-Mercedes +36.554s
6 Daniel McKENZIE / GBR, Fortec Dallara-Mercedes +36.878s
7 Felipe NASR / BRA, RR Dallara-Mercedes +38.411s
8 Carlos HUERTAS / COL, RR Dallara-Mercedes +42.020s
9 Adriano BUZAID / BRA, Carlin Dallara-Volkswagen +46.668s
10 Oli WEBB / GBR, Fortec Dallara-Mercedes 53.457s etc

A CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO (APÓS 30 DE 30 CORRIDAS)
1 Jean-Eric Vergne, 392 pontos
2 James Calado, 293
3 Oli Webb, 250
4 Adriano Buzaid, 238
5 Felipe Nasr, 136
6 Gabriel Dias, 135
7 Rupert Svendsen-Cook, 131
8 William Buller, 111
9 Daniel McKenzie, 109
10 Carlos Huertas, 104

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Primeira imagens oficiais da BMW série 6 Coupé Concept que estará no Salão de Paris 2010




O site inglês Autocar mostrou em primeira mão imagens de um modelo conceito que a BMW tem alardeado a algum tempo, após a divulgação das imagens do modelo Série 6 Grand Coupe, de 4 portas. O modelo que foi apresentado revela as primeiras imagens do Série 6 Coupé Concept, que assim como o modelo acima, será apresentado oficialmente no Salão do Automóvel de Paris 2010 e que servirá de base para o novo Série 6 que chega em 2011.

Além da proposta de esportividade do conceito, que pode ser observada em seu tipo de carroceria e também em seu design, espaço e elegância são outros ingredientes do modelo, com grande destaque para seu capô alongado.

Além disso, a adoção de rodas de 20 polegadas e da iluminação 100% em LEDs de seu faróis também chamam a atenção para o cupê. Seu interior oferece vários equipamentos de luxo destacando o layout da cabine com acabamento em couro de duas tonalidades e detalhes em alumínio, que também oferece uma tela de 10,2 polegadas e um sistema sonoro de extrema qualidade composto de 16 auto-falantes da Bang & Olufsen.

Infelizmente, a motorização do BMW Série 6 Coupé Concept não foi revelada pela companhia alemã mas as expectativas são de que a companhia utilize eficientes motores V6 Turbocharger e V8 Twin-turbo de 4.4 litros e com 695 cavalos de potência.


quinta-feira, 23 de setembro de 2010

4ª Etapa do Campeonato Estadual de Arrancadas

Acontece neste final de semana (25 e 26) a 4ª Etapa do Festival MS de Arrancadas, com as categorias valendo pontuação para o Campeonato Estadual e ainda o Festival Amador, Categoria Desafio.

Os treinos terão início a partir das 09 horas e as provas a partir das 13 horas, no Autódromo de Campo Grande, saída para Três Lagoas.

Os pilotos federados buscarão seus melhores tempos em uma das 11 categorias da disputa Estadual na reta 201 metros. Será um show de velocidade e adrenalina.

Já os amadores, poderão participar dentro da Categoria Desafio, devendo, para tanto, estarem regulares com a documentação do veículo (licenciado 2010 placas final 1 a 8 e 2009 placas final 9 em diante) e sua CNH.

Serão premiados com troféus os melhores nos tempos: 9, 10, 11, 12 e 13 segundos.

“Os carros para poderem estar aptos a participar da Categoria Desafio passarão por uma vistoria idêntica a feita no DETRAN”, diz Marcos Borges, da MS Sport Racing, empresa organizadora do evento.

Maiores informações poderão ser obtidas através do telefone (67) 8445-6202 ou pelo e-mail contato@velocidadems.com.

A etapa é feita sob a supervisão da Federação de Automobilismo de MS e conta com o apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, através da FUNDESPORTE e da Prefeitura Municipal de Campo Grande, através da FUNESP.

O Campeonato Estadual ainda está “embolado” e será a partir desta etapa que começarão a ser definidos os participantes que irão em busca do título maior do Estado na categoria Arrancadas.

Estão na briga os pilotos, Carlos Tolini, Rodrigo Zago, Jhony Palheta, Rodrigo Zanardo, Nelson Echeverria e Marcelo Maeda.

“O Campeonato Estadual encontra-se em busca de um novo nível e graças ao bom trabalho e apoio dos pilotos aos organizadores, cada dia mais estamos mostrando a nova cara do automobilismo do MS. Faremos o possível para ajudar neste novo crescimento das Arrancadas.” diz Terra, Presidente da Federação de Automobilismo de MS.

“Estamos satisfeitos em preparar carros e participar destas etapas no Estado. No passado tivemos bons pilotos e grandes eventos e graças à força de todos os pilotos e o emprenho dos organizadores, com a ajuda da Federação, estamos voltando a ter estes bons resultados. Com essa nova fase estamos sendo incentivados e incentivando novos participantes” diz Carlos Tolini, piloto e preparador de carros de Arrancadas há mais de 15 anos.

10 coisas sobre o Salão de Paris 2010

Está chegando a hora de o Salão de Paris abrir suas portas. Um dos principais eventos do setor automotivo da Europa (e do mundo) começa novamente no dia 2 de outubro, oportunidade em que as montadoras mostrarão os modelos esperados para os próximos anos. O iCarros preparou uma lista dos 10 carros mais importantes que vão estrelar a mostra francesa.

10º - Kia Pop
No Salão de Paris 2010, a Kia vai apostar na utilidade de seu novo veículo conceito, aliada a um visual moderno, para conquistar o público. A montadora não divulgou detalhes, mas, pelas imagens, já é possível ver que o compacto elétrico tem cerca de 3m e pode levar até três passageiros.

9º - Volkswage
n Passat Variant
O clássico Passat ganha uma nova geração. Destaque da Volkswagen em Paris, a versão 2011 da perua deve manter formas semelhantes à atual, mas agora com preocupação aerodinâmica e menor consumo de gasolina.

8º - Citroën DS4
A Citroën vai estar em casa para apresentar o DS4, com detalhes como a grade em forma de arco e os faróis e lanternas em LED. Seu motor terá duas opções a diesel, tendo entre 110 cv e 160 cv e a gasolina, desenvolvido junto com a BMW, o VTi de 120 cv, o THP de 155 cv e o novo THP de 200 cv.

7º - Chevrolet Cruze

O modelo é um dos candidatos que pode substituir o Astra ou o Vectra GT no Brasil. Em Paris, a versão hatch do Cruze vai ser apresentada ao público e sua potência finalmente será revelada, já que detalhes do motor ainda não foram divulgados pela GM. Apesar disso, já foi confirmado que o modelo será vendido em mais de 70 países e que será uma das principais apostas da marca para os próximos anos.

6º- Mercedes-Benz CLS 2011
A nova geração do cupê de quatro portas da montadora alemã vai ser o destaque do estande da Mercedes no Salão de Paris. A primeira versão foi um sucesso quando lançada, em 2004, e deve conquistar fãs com seu novo modelo. Com opção de motores V6 e V8 a gasolina, traz também um novo interior e design.


5º - Audi A7

O modelo marca a entrada da Audi no nicho de mercado criado pelo CLS. O A7 vai concorrer também com o Porsche Panamera. Apesar de semelhante ao seu “irmão”, A5, o novo modelo vai adotar diferentes configurações para a disposição das luzes diurnas frontais. Além disso, terá um motor 3.0 TSI com aproximadamente 300 cv, V8 FSI com 450 cv e o mais barato 3.0 TDI com cerca de 240 cv.

4º- Peugeot 3008 Hybrid4

O primeiro híbrido de produção da Peugeot também é o primogênito com motor a diesel do mundo, com capacidade para atingir 200 cv de potência. O veículo de 6 marchas usa a parte elétrica apenas nas rodas traseiras, o que faz Hybrid4 ter tração integral. Além disso, conta com o sistema Stop & Start e freios regenerativos para reduzir o consumo de combustível que pode chegar a 26,3 km/l de diesel.

3º - Ford Mondeo 2011

O sedã é um dos lançamentos mais esperados de 2011. O Mondeo será revelado ao público na França com um visual re-estilizado, que deve contar a nova linha de motores Ford EcoBoost de 2,0 litros movido a gasolina com potência de 203 cv. Haverá também um diesel com motor TDCi de 2,0 litros com 115 cv, 140 cv e 163 cv de potência.

2º - Lancia Stratos

O esportivo, que fez história nos ralis na década de 70 e início da de 80, volta em uma versão renovada tanto na carroceria como na potência. A base deve ser da Ferrari F430 Scuderia com a plataforma encurtada. O motor V8 instalado na traseira rende 530 cv.


1º - Ferrari 458 Italia Scuderia

A apresentação da Ferrari sempre é uma das mais esperadas em qualquer salão. A montadora italiana tem uma mística rara dentro do setor e suas apresentações mobilizam a imprensa e fãs. Em Paris, a expectativa é que a Ferrari mostre sua 458 Italia Scuderia, uma versão da 458 Italia Challenge (que também estará na mostra) voltada às ruas, não às pistas. A Challenge utiliza um motor V8 de 4,5 litros que gera 570 cv a 9.000 rpm. Sua versão Scuderia deve substituir detalhes que faltam à Challenge para minimizar o preço, como os as janelas com plástico transparente e a falta de revestimento interno.

Fonte: www.icarros.com.br

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Fórmula 3 Inglesa faz testes em Rockingham antes do encerramento da temporada 2010

A programação da Fórmula 3 Inglesa não prevê treinos livres na rodada tripla de encerramento do campeonato, que será disputada neste fim de semana, em Brands Hatch. As atividades começam no sábado (25) diretamente com o treino classificatório, o que aumenta a importância dos testes que as equipes estão fazendo ao longo desta semana a quase duzentos quilômetros dali, em Rockigham.

São dois dias de treinos extras consecutivos antes de partir para as provas que encerram a temporada - o primeiro deles nesta terça-feira (21). "A pista é bem diferente do que vamos encontrar em Brands Hatch, mas de qualquer forma esse tempo de pista é bom para sentir como está o carro", comenta Adriano Buzaid, o brasileiro melhor colocado na Fórmula 3 Inglesa, em quarto lugar.

Ele ainda disputa a terceira posição na tabela com o britânico Oli Webb. A diferença entre eles é de apenas oito pontos. "O mais importante é que estamos num bom momento e aposto nisso para terminar o campeonato em terceiro. Como o quinto colocado não pode mais me alcançar, não tenho nada a perder, posso entrar 100% nesta disputa com o Webb", acrescenta Adriano Buzaid.

Nas cinco corridas mais recentes, o piloto brasileiro conquistou duas vitórias e três segundos lugares. Na abertura dos testes em Rockingham, nesta terça-feira, ele foi o quarto mais veloz. O melhor tempo ficou com o também brasileiro Felipe Nasr, seguido pelo francês Jean-Eric Vergne e o japonês Daisuke Nakajima. Os pilotos voltam a andar no traçado de Rockigham para o último dia de treinos nesta quarta-feira (22).

OS MELHORES TEMPOS EM ROCKINGHAM
Posição / Piloto / Nacionalidade / Equipe / Conjunto / Tempo Manhã / Tempo Tarde
1 Felipe Nasr/BRA Raikkonen Robertson Dallara-Mercedes 1m 12.502s / 1m 12.949s
2 Jean-Eric Vergne/FRA Carlin Dallara-VW 1m 13.620s / 1m 12.810s
3 Daisuke Nakajima/JPN Raikkonen Robertson Dallara-Mercedes 1m 12.892s / 1m 12.834s
4 Adriano Buzaid/BRA Carlin-Dallara-VW 1m 13.825s / 1m 12.967s
5 Will Buller/GBR Hitech Dallara-VW 1m 13.758s / 1m 13.027s
6 James Calado/GBR Carlin Dallara-VW 1m 13.306s / 1m 13.065s
7 Oli Webb/GBR Fortec Dallara-Mercedes 1m 13.417s / 1m 13.090s
8 Carlos Huertas/COL Raikkonen Robertson Dallara-Mercedes 1m 13.093s / 1m 13.099s
9 Pietro Fantin/BRA Hitech Dallara-VW 1m 13.215s / 1m 13.432s
10 Gabriel Dias/BRA Hitech Dallara-VW 1m 13.224s / 1m 13.391s etc

A PROGRAMAÇÃO EM BRANDS HATCH (horários de Brasília)
Sábado (25)
06h35 Treino Classificatório
10h05 28ª Corrida
Domingo (26)
07h20 29ª Corrida
11h45 30ª Corrida

Chevrolet Camaro traz tecnologia e esportividade no mesmo interior

A Chevrolet anunciou a chegada do Camaro para o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. Além disso, já divulgou que a versão a ser importada será a 2SS, equipada com o potente motor V8 de 406 cv, transmissão seqüencial/automática de seis velocidades, freios da marca Brembo, rodas de liga leve aro 20 polegadas e que virá, inicialmente, em cinco diferentes cores: amarelo, branco, prata, preto, e vermelho.

Agora, é a vez de conhecer o interior do Camaro. Desenhado para abrigar quatro passageiros, o habitáculo do esportivo conseguiu equilibrar design moderno, com inspiração em alguns elementos retrôs, e atenção máxima aos detalhes. O habitáculo envolve o motorista, passando a impressão que tudo foi feito pensando nele e no controle do carro.

Para começar, o volante de três raios é revestido em couro e conta com ajuste de altura e profundidade. Ele impressiona: primeiro pelo visual diferenciado, já que o aro da direção fica levemente levantado em relação ao centro, que estampa o nome do carro – ao invés do logo da Chevrolet. Segundo, pela pegada esportiva e por conter os comandos do rádio e do controlador automático de velocidade embutidos.

O painel de instrumentos é futurista. Os mostradores são em profundidade e envolvidos por duas molduras quadradas, que dão um toque de esportividade e requinte ao interior do Camaro. Eles têm a iluminação em Ice Blue, encontrada no Malibu e no Agile. No mostrador da esquerda, fica o velocímetro e o marcador de temperatura do motor. No centro está a tela de cristal líquido, com as informações do computador de bordo e, à direita, fica o conta-giros, com o indicador do nível de combustível. No console central, ainda vão quatro outros marcadores em formato retangular, que medem a pressão e a temperatura do óleo, a voltagem da bateria e a temperatura do fluido da transmissão de marchas.

Os bancos do Camaro foram desenhados para oferecer o máximo de conforto e a segurança necessária para uma pilotagem mais esportiva. Na versão 2SS, eles são revestidos em couro e tem seis regulagens elétricas para o motorista e duas para o do passageiro, além de contar com aquecimento.

Para completar, os painéis de portas são confeccionados em uma resina especial, rígida, que tem uma fileira de LEDs, também em Ice Blue, que percorre quase toda a sua extensão, aumentando o ar futurista do interior do Camaro.

Tecnologia a serviço do motorista
O sistema de entretenimento do Camaro inclui rádio com CD Changer para seis discos, MP3 Player, Bluetooth, entrada auxiliar e entrada USB (no console central), além de um sistema premium de 245 watts, da Boston Acoustics que conta com nove alto-falantes. O Camaro também oferece travas elétricas das portas e vidros com acionamento do tipo "one touch" tanto para o motorista quanto para o passageiro.

Além disso, o Camaro conta com o PDIM (Portable Device Interface Module). Trata-se de um sistema que permite transmitir áudio de qualquer dispositivo que tenha Bluetooth para o sistema de áudio do carro, sem a necessidade de cabo. No entanto, uma das grande novidades do Camaro é estar equipado com o Head-Up Display (HUD), um sistema que reflete algumas informações no para-brisa do veículo. A idéia é a de que, em um veículo esportivo (o Corvette também oferece o equipamento), o motorista não desvie o olhar da estrada – por isso as informações ficam refletidas diretamente para-brisa. O HUD nasceu em projetos militares que a GM executou para as forças armadas norte-americanas. Dentre as informações refletidas, o motorista pode visualizar a velocidade, a rotação do motor e a até a estação de rádio. O condutor ainda pode personalizar a altura e a intensidade das imagens.

Além de todo desempenho que o Camaro oferece, o esportivo também traz tecnologias para o auxílio na condução. A primeira delas tem como objetivo a economia de combustível. É o AFM (Active Fuel Management) ou desligamento automático dos cilindros. Em velocidades de cruzeiro, como em uma viagem tranquila por uma estrada, o sistema de injeção desliga quatro cilindros, reduzindo o consumo de combustível – que pode ser aferido pelo computador de bordo – e aumentando significativamente a autonomia do esportivo.

Para pilotagens mais esportivas, além das borboletas localizadas atrás do volante – permitindo trocas de marchas sem que o motorista tire as mãos do mesmo – o Camaro oferece controles de estabilidade e de tração, ajudando o motorista no caso deste cometer algum excesso ao volante. O sistema ainda pode ser desativado por meio de um botão, localizado no console central.

Texto e Foto: Imprensa Chevrolet

terça-feira, 21 de setembro de 2010

F. Truck: Geraldo Piquet vence em Buenos Aires


Geraldo Piquet (Mercedes-Benz) piloto do Distrito federal venceu neste domingo (19) a 7ª etapa do Campeonato Sulamericano e Brasileiro da Fórmula Truck – GP Vipal -, realizado no Autódromo Oscar y Juan Galvez em Buenos Aires. Piquet conseguiu o lugar mais alto do pódio depois de uma tensa disputa na pista durante os sessenta minutos de prova com várias alterações nas primeiras posições. “Foi uma das vitórias mais importantes e difíceis da minha carreira. Saí ileso de vários acidentes e tive o Felipe na minha cola nas últimas voltas”, contou Piquet que fechou a linha de chegada com apenas 0,143 milésimos de segundos para o Volkswagen de Felipe Giaffone.

As disputas quentes começaram logo na largada quando Wellington Cirino saiu da quarta posição e colocou seu Truck por fora na tentativa de assumir a liderança da prova. A pista ficou pequena para três F-Truck e o Mercedes-Benz número 6 da ABF saiu pela grama voltando na 13ª posição. O pernambucano Beto Monteiro (Iveco) pulou de sexto para quarto enquanto Felipe Giaffone assumia a vice-liderança de Valmir Benavides. Na volta seguinte com um toque na traseira na freada com Piquet, o Iveco de Monteiro teve os pneus traseiros esquerdos furados. Monteiro trocou os pneus, mas não conseguiu se recuperar para a prova. Cirino, ao contrário, voltou e chegou à vice-liderança permanecendo por três voltas atrás de seu companheiro Geraldo Piquet. Abandonou a prova na 19ª volta com quebra do motor.

A briga pelas primeiras posições manteve o público estimado de 80 mil pessoas atento aos lances de boas disputas da Fórmula Truck, já considerado a grande atração do Racing Day com a Top Race no circuito argentino. Na volta de número nove, Giaffone atacou o líder Roberval Andrade que mantendo a tangência da curva obrigou o piloto da Volkswagen a frear forte. “Eu já estava com problema no freio e tive que evitar uma batida com o Roberval”, contou Giaffone, que rodou e obrigou seu companheiro Benavides a desviar do traçado para não bater. Adalberto Jardim (Volvo) que já havia ganhado quatro posições assumiu o quarto lugar na competição logo na quinta volta. Paulo Salustiano (Volvo) que também se mantinha em sexto, perdeu rendimento pouco antes da bandeirada programada e não completou a prova. Jardim comemorou o terceiro lugar na corrida.

Na 13ª volta, Roberval saiu da pista levando o Scania com as cores e brasão do Corinthians para a área de brita. Segundo ele, recebeu uma batida forte do Volkswagen de Valmir Benavides que o empurrou para fora da pista. “Não foi um ato correto. Ele bateu e me empurrou para fora da pista”, reclamou Roberval, que entrou com uma reclamação desportiva na direção de prova. “O toque foi tão forte que furou o pneu, quebrou a mangueira do sistema hidráulico da direção e do freio”, contou o engenheiro da equipe, Vilson Ferrari.

Geraldo Piquet assumiu a liderança na segunda relargada da prova na 16ª volta. Chegou a perdê-la para Benavides, mas recuperou na volta seguinte quando o piloto da Volkswagen abandonou a prova. O final dramático teve Felipe Giaffone percorrendo metade da última volta com o caminhão praticamente do lado do vencedor.

Completaram o pódio de Buenos Aires, Adalberto jardim (Volvo) em terceiro, André Marques (Scania) em quarto e Pedro Muffato (Scania) em quinto. “Estou comemorando o meu primeiro pódio depois dos 70 anos”, contou Pedro Muffato que aniversariou no dia 29 de junho último.

A próxima etapa será no dia 10 de outubro, em Nova Santa Rita no novo circuito de Velopark a 27 quilômetros de Porto Alegre.

Resultado do GP Vipal – 7ª etapa da Fórmula Truck: 1) Geraldo Piquet, DF (Mercedes-Benz); 2) Felipe Giaffone, SP (Volkswagen); 3) Adalberto Jardim, SP (Volvo); 4) André Marques, SP (Scania); 5) Pedro Muffato, PR (Scania); 6) Fred Marinelli, PR (Iveco); 7) João Maistro, PR (Volvo); 8) Cristiano Da Matta, MG (Iveco); 9) José Maria Reis, GO (Scania); 10) Renato Martins, PR (Volkswagen); 11) Leandro Reis, GO (Scania); 12) José Cangueiro, SP (Mercedes-Benz); 13) Andersom Toso, RS (Ford); 14) Bruno Junqueira, MG (Ford); 15) Wellington Cirino, PR (Mercedes-Benz); 16) Beto Monteiro, PE (Iveco).
Não completaram a prova: Valmir Benavides, SP (Volkswagen), Paulo Salustiano, SP (Volvo) e Roberval Andrade, SP (Scania) – 15 voltas; Débora Rodrigues, SP (Volkswagen) – 13 vts.; Fabiano Brito, PR (Ford) – 12 vts.; Diumar Bueno, PR (Volvo) – 10 vts.; Leandro Totti, PR (Mercedes-Benz) – 7 vts.; Vignaldo Fizio, SP (Ford) – 3 voltas.
Melhor volta: Valmir Benavides, 1min39s881.

Classificação do campeonato após 7 etapas: 1) Felipe Giaffone, 137 pontos; 2) Valmir Benavides, 116 pts.; 3) Roberval Andrade, 107 pts.; 4) Wellington Cirino, 91 pts.; 5) Geraldo Piquet, 83 pts.; 6) Renato Martins, 50 pts; 7) Leandro Reis, 48 pts.; 8) Danilo Dirani e Leandro Totti, 44 pts; 10) Paulo Salustiano, 43 pts.; 11) Adalberto Jardim, 42 pts.; 12) Pedro Muffato, 41 pts; 13) André Marques, 37 pts.; 14) Beto Monteiro, 34 pts.; 15) Fred Marinelli, 29 pts.; 16) José Maria Reis, 19 pts.; 17) Diumar Bueno, 16 pts.; 18) Débora Rodrigues e João Maistro, 14 pts.; 20) Cristiano Da Matta, 13 pts.; 21) Bruno Junqueira e José Cangueiro, 10 pts.; 23) Fabiano Brito, 6 pts.; 24) Anderson Toso, 5 pts. e 25) Vignaldo Fizio, 3 pontos.

Campeonato de marcas: 1) Volkswagen, 306 pontos; 2) Scania, 251 pts.; 3) Mercedes-Benz, 224 pts.; 4) Volvo, 111 pts.; 5) Iveco, 76 pts. e 6) Ford, 65 pontos.

Ford Mustang - Duas preparadoras se uniram para criar versão limitada do modelo



As preparadoras Roush Performance e Barrett-Jackson anunciaram uma parceria para produção de uma série limitada do Mustang. De acordo com as empresas, a versão especial do modelo será limitada a 50 unidades, sendo que 25 delas utilizarão chassi 2010 – que conta com o motor 4.6 V8 – e 25 modelos serão baseados na geração 2011 do esportivo, que traz o bloco 5.0 V8.

Os modelos contarão com pintura especial, rodas de aro 20” cromadas, novo interior e, principalmente, alterações técnicas para deixar seu desempenho a par do novo visual. De acordo com as preparadoras o cupê da Ford recebeu um supercharger da Roush, novo sistema de escape e calibragem na injeção eletrônica para despejar 540 cavalos de potência e 70,5 kgfm de torque nas rodas traseiras. Para aguentar a nova potência, entretanto, o motor recebeu novos pistões, bielas e virabrequim forjado.

O pacote também inclui pneus de alta performance Cooper RS3, suspensão esportiva da Roush – que inclui molas, amortecedores e barras estabilizadoras – e freios com discos perfurados de 14” com pinças de quatro pistões na dianteira.

O primeiro exemplar da série será leiloado no dia 3 de abril em Palm Beach (Flórida, Estados Unidos). As unidades posteriores poderão receber a preparação por US$ 41.495 (R$ 74.600 sem taxas de importação ou impostos brasileiros) sem incluir o valor do veículo. Os detalhes da alteração do modelo 2011 do Mustang, bem como seu valor, só serão revelados posteriormente.


Fonte: www.digus.com.br

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Prova da Stock na Capital terá duelo Timão X Verdão

A tradicional disputa entre carros e pilotos na Stock Car deve ganhar um tempero extra de rivalidade neste domingo. O clássico Corinthians e Palmeiras deixa o gramado de lado para ser disputado também na pista de Campo Grande.

Ostentando o número 55, o carro do Palestra Itália, pilotado pelo experiente Christian Fittipaldi, já treina nesta sexta-feira no autódromo de Campo Grande pela equipe Gramacho Costa.

O carro do Verdão estreou na última etapa da Stock Car, a Corrida do Milhão, em Interlagos, São Paulo. Mesmo fazendo bonito na pista, Christian teve de abandonar após se envolver em acidente com Giuliano Lossaco, para delírio dos corintianos.

Já o carro do Corinthians foi o pioneiro na união futebol-automobilismo da Stock Car. Desde o início da temporada o piloto paranaense Ricardo Zonta, de 33 anos, guia o carro número 100, em homenagem ao centenário do Timão. O stock é mantido por sua equipe, a RZ Motorsport.

O duelo futebolístico, por coincidência, conta com a experiência de pilotos que já escreveram seu nome na fórmula 1. Zonta já pilotou os bólidos da BAR, Jordan e Toyota na Fórmula 1 e Christian pela Minardi e Arrows.

Stock Car: programação inicia com treinos livres

Hoje os motores da principal categoria do automobilismo nacional começam a roncar no Autódromo Internacional de Campo Grande. Será dado o pontapé inicial para a oitava etapa da Copa Caixa Stock Car, última e decisiva prova da primeira fase e que definirá os dez pilotos que seguirão na briga pelo titulo 2010. Outra atração no Circuito Orlando Moura é a realização da sexta etapa da Copa Chevrolet Montana, que também vai chegando à fase decisiva.

A divisão de acesso abre a programação do dia, com os primeiros treinos livres às 9h45 (horário local). Os pilotos serão divididos em dois grupos e cada um fará 40 minutos de treinamentos. Mais tarde, das 11h40 às 13h15 (também no horário local) será a vez da Copa Caixa Stock Car ir para a pista.

O segundo treino livre da Copa Montana começa às 13h30. A divisão principal encerra a programação da sexta-feira com a realização da segunda sessão livre a partir das 15h20.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Equipes aceleram preparativos da 8ª etapa de Stock Car


As equipes da Stock Car começaram a montar toda a estrutura para a oitava etapa, disputada no domingo, no Autódromo Internacional de Campo Grande. A corrida define os dez pilotos que participarão da Superfinal.

Na manhã de hoje, mecânicos e diretores preparavam os boxes e montavam os carros. As equipes devem lacrar os veículos hoje, para realizar os treinos livres na manhã de sexta feira.


A expectativa é de muita disputa pelos importantes pontos que poderão definir a participação na última fase, que inclui as quatro últimas provas do calendário: Londrina (PR), Santa Cruz (RS), Brasília (DF) e Curitiba (PR).


Ao final das primeiras 8 corridas, os 10 primeiros pilotos se classificam para a Super Final nas 4 últimas corridas recebendo uma pontuação extra que será somada a pontuação do campeonato. O piloto da Super Final com a maior quantidade de pontos é o campeão.


A partir deste ano o combustível utilizado nos carros voltou a ser o etanol (em substituição à gasolina); os carros também passam a usar injeção eletrônica, a categoria ganha mais um circuito de rua (Ribeirão Preto) e as corridas passaram a ser transmitidas para o exterior. A categoria voltou a contar com 34 carros.


Além das equipes da Stock, carros da Copa Chevrolet Montana, etapa de acesso, também estavam a postos. A Copa Montana fará neste domingo sua sexta etapa da temporada.


Equipes
- Única equipe de Stock Car do Centro Oeste, a Crystal Racing Team, de Brasília, espera melhores resultados na etapa de Campo Grande. Os dois pilotos do time, Cláudio Ricci (RS) e Constantino Jr (DF) ocupam a 15ª e 23ª posição do ranking. O diretor da equipe, Amir Nasr, acredita que Ricci ainda tem chances de emplacar uma vaga na Superfinal.

O orçamento de uma equipe de Stock varia de R$ 1milhão até R$ 3 milhões por ano. Algumas equipes têm até 20 funcionários em seu staff móvel. A Crystal Racing tem 15 funcionários, que ao contrário das outras equipes não viajam de motorhome, e sim de avião.


“Como estamos no centro oeste economizamos tempo e dinheiro viajando de avião”, explica Nasr.


A maioria das equipes são de São Paulo, Curitiba e do Rio de Janeiro. A Gramacho Costa Competição surgiu em Brasília, mas se transferiu para São Paulo, por conta da facilidade em conseguir patrocinadores.


“É mais fácil conseguir financiadores e patrocinadores estando nos grandes centros”, conta Alexandre Gramacho, diretor da equipe, que também tem um time na Copa Montana, a GC Palmeiras.


“Estamos testando uma parceria com o Palmeiras, ficará mais definido no ano que vem”.


Agenda
– Os motores começam a roncar amanhã, a partir das 9h45. Os pilotos da Copa Montana serão divididos em dois grupos e cada um fará 40 minutos de treinamentos. Mais tarde, das 11h40 às 13h15 será a vez da Copa Caixa Stock Car ir para a pista.

O segundo treino livre da Copa Montana começa às 13h30. A Stock encerra a programação da sexta-feira com a realização da segunda sessão livre a partir das 15h20.


Os ingressos para arquibancada custam R$ 26 reais (inteira) e R$ 13 (meia). Já o passe de visitação, que acrescenta o direito a visita aos boxes no sábado e domingo, custa R$ 55 reais.


O paddock, com livre acesso pelo autódromo e lugares nos camarotes, com buffet, custa R$ 180 reais.


O evento é para maiores de 5 anos. Crianças de 5 a 8 anos não pagam entrada de arquibancada, mas precisam de credenciais para acesso a outras áreas do autódromo. Crianças de 5 a 14 anos devem estar acompanhadas dos pais.


Os ingressos estão à venda nos canais Tickets for Fun (
www.ticketsforfun.com.br) e em 11 pontos de venda da rede de postos Esso, nas lojas Goodyear e nas concessionárias Chevrolet espalhados pela Capital.

Os endereços, opções de ingressos e demais informações podem ser obtidos em no site da categoria.

Ônibus
- Serão disponibilizada uma linha extra no próximo domingo para o público assistir à prova da Stock Car, em Campo Grande. A linha foi denominada de “Praça Ary Coelho – Autódromo”.

Os horários de saída na praça serão: 7h, 8h, 9h, 10h e 11h. Os veículos sairão do autódromo, localizado na BR-262, em sete horários: 8h10, 9h10, 10h10, 11h10, 12h10, 13h10 e 14h10. De acordo com a Agetran, será cobrada a tarifa de R$ 2,50 por passagem. Devido ao trânsito intenso, se forma grande congestionamento no acesso ao autódromo.

Confira o trajeto. Ida: Praça Ary Coelho, rua 13 de Maio, rua 26 de Agosto, rua Barão de Melgaço, rua Padre João Crippa, rua Joaquim Murtinho, PI – Avedis Balabanian, rua Joaquim Murtinho, avenida Ministro João Arinos, BR 262 e Autódromo.

Volta: Autódromo, BR 262, avenida Ministro João Arinos, rua Joaquim Murtinho, PI – Avedis Balabanian, rua Joaquim Murtinho, rua Rui Barbosa, rua 15 de Novembro, rua 14 de Julho, avenida Afonso Pena, rua 13 de Maio e Praça Ary Coelho.

Copa Caixa Stock Car: Thiago Camilo aposta no bom retrospecto em Campo Grande

Atual vice-campeão da Copa Caixa Stock Car, o piloto Thiago Camilo, da Ipiranga Vogel Motorsport (Chevrolet), aposta em seu bom retrospecto em Campo Grande, sede da oitava etapa, para carimbar seu passaporte para a Super Final. Vencedor na capital sul-mato-grossense em 2009, a repetição do resultado neste ano seria perfeita para que ele assegurasse uma das dez vagas na segunda fase da competição, e seguisse na briga pelo título. Thiago Camilo ocupa a décima posição no geral, com 40 pontos, oito a mais que Júlio Campos, 11º. A oitava etapa da Copa Caixa Stock Car será no dia 19, a partir das 11h (10h horário local), no Autódromo Internacional de Campo Grande.

Camilo não esconde sua preferência pela pista do Centro-Oeste, na qual sempre andou bem “Além de ser uma pista que eu gosto e onde minha equipe costuma conseguir um bom acerto, ano passado Campo Grande me deu sorte, porque foi a primeira vez que larguei na primeira fila e completei a corrida, e justamente quando eu mais precisava. Foi uma vitória muito especial”, explica.

Ele também ressalta a preocupação. “Esse ano, embora eu chegue em uma posição um pouquinho melhor, estou mais preocupado que em 2009, porque ano passado a gente tinha um carro espetacular, e nessa temporada ainda não achamos o acerto ideal, principalmente em classificação. E como Campo Grande não é uma pista onde as ultrapassagens são muito simples, é necessário conquistar uma boa posição no grid de largada”, completa

Na temporada 2009, Thiago Camilo chegou a Campo Grande em 11º lugar no campeonato, com 43 pontos. Allam Khodair era o décimo com 42 e Xandinho Negrão também tinha 43. Pizzonia estava em 9º com 51, mas não correu. Camilo dormiu de sexta para sábado fora da Super Final e acordou no domingo dentro, já que conquistou a segunda posição no grid, que pelo regulamento à época lhe valeu dois pontos. O detalhe é que até ali Camilo já largara quatro vezes na primeira fila (segundo em Interlagos duas vezes, segundo em Santa Cruz do Sul e pole position em Salvador) e não completara nenhuma das quatro corridas.

Neste ano, os dez mais bem colocados na classificação geral após sete etapas são estes: 1) Átila Abreu, 110; 2) Ricardo Maurício, 96; 3) Cacá Bueno, 75; 4)Max Wilson, 72; 5) Nonô Figueiredo, 66; 6) Daniel Serra, 63; 7) Felipe Maluhy, 56; 8) Allam Khodair, 50; 9) Marcos Gomes, 42; 10) Thiago Camilo, 40.

A programação oficial da oitava etapa começará no dia 17, sexta-feira com os primeiros treinos livres. No domingo, dia 19, a etapa começará às 11h, horário de Brasília (10h horário local). Os ingressos para a disputa de Campo Grande já estão à venda nos canais Tickets for Fun (www.ticketsforfun.com.br) e em pontos de venda espalhados pela cidade. Os endereços e opções de ingressos podem ser obtidos no site oficial, www.stockcar.com.br.

A Copa Caixa de Stock Car tem organização e realização da Vicar Promoções Desportivas, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). A Caixa é um dos patrocinadores oficiais da principal categoria do automobilismo, dando nome à divisão, que ainda tem o patrocínio de Nextel e Goodyear, além do co-patrocínio de Esso, Medley e Bosch e o apoio da Itaipava e Pioneer. As montadoras são Chevrolet e Peugeot.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Dodge Ram customizada é o primeiro carro no Brasil a usar pneus aro 30


Já circula pelas ruas de São Paulo o primeiro carro com os pneus aro 30 no País. Trata-se de uma picape Dodge Ram calçada com um jogo Pirelli Scorpion Zero, que lhe conferiu um design extremamente atraente e totalmente exclusivo. O veículo foi customizado pelas empresas parceiras da Pirelli, a Flash Wheels e a Hot Company Brasil, que receberam um desafio de um cliente extremamente exigente e que desejava um carro com características inéditas para circular pelas ruas.

"Ele queria que fizéssemos um projeto que nunca tinha sido feito antes no Brasil e, então, pensei em utilizar rodas e pneus de 30 polegadas. O desafio maior foi encontrar as rodas com essas dimensões no mercado brasileiro e nós tivemos que importá-las dos Estados Unidos”, conta Alexandre Gardin de Barros, proprietário da Flash Wheels.

A customização exigiu trabalho em conjunto: a oficina de preparação Hot Custom cortou o encurtou em um metro o chassi da picape, ao passo que a Flash Wheels (especializada em rodas e pneus) rebaixou o carro em 20 cm e redimensionou a suspensão para poder instalar os pneus e rodas de 30 polegadas, em substituição aos originais de aro 17. No total, o projeto levou 60 dias para ser concluído.

“O segmento de customização automotiva é um dos principais nichos nos quais a Pirelli atua para ampliar a sua liderança no mercado brasileiro. Por isso disponibilizamos produtos que, além de trazer inovações tecnológicas e alta performance, valorizam ainda mais o design dos carros projetados pelas oficinas”, diz Fábio Magliano, gerente de produtos Car e Motorsports da Pirelli.

Lançado inicialmente apenas no mercado americano, hoje o Scorpion Zero aro 30 está disponível para pronta entrega em todo o Brasil, em qualquer um dos 600 pontos de venda da Rede Oficial de Revendedores Pirelli.

Infelizmente, não divulgado o valor tanto dos pneus quanto do serviço total de customização. Mas, nos fóruns de tunning, já se comenta em um valor de R$ 60 mil para deixar a Ram com essa cara!!

Fonte: Shopcarnews


terça-feira, 14 de setembro de 2010

Prova de Stock Car terá “briga” por vaga na Super Final

Com 21 dos 34 pilotos disputando “no braço” as vagas para a Super Final, a prova de Campo Grande da Stock Car deve ser marcada por disputas intensas desde os primeiros treinos livres, que começam na sexta-feira (17 de setembro).

O equilíbrio da temporada 2010 também ajuda a criar um clima de incertezas para a prova de Campo Grande. Com sete corridas já realizadas, seis pilotos diferentes levantaram o caneco no ponto mais alto do podium. Ricardo Maurício, da Eurofarma RC (Chevrolet), é o único com duas vitórias da temporada.

Restam apenas quatros vagas para a Super Final, que funciona assim: Ao fim das primeiras 8 corridas, os 10 primeiros pilotos se classificam para receberem uma pontuação extra nas 4 últimas corridas, que será somada a pontuação do campeonato. O piloto da Super Final com a maior quantidade de pontos é o campeão.

Fazendo uma projeção (sem contar os recursos), seis pilotos já estão assegurados na Super Final, enquanto outros 15 lutarão pelas quatro vagas restantes. São eles Átila Abreu, da AMG Motorsport (Chevrolet), com 110 pontos; Ricardo Maurício, da Eurofarma RC (Chevrolet), com 96; Cacá Bueno, da Red Bull (Peugeot), com 75; Max Wilson, da Eurofarma RC (Chevrolet); Nonô Figueiredo, da Cosan Mobil (Chevrolet), com 66; e Daniel Serra, da Red Bull (Peugeot), com 63.

Entre os que disputam uma dessas 10 vagas está Thiago Camilo (Vogel Motorsport), que está justamente na 10ª colocação este ano e foi o vencedor na corrida de 2009. No ano passado, o piloto chegou a Campo Grande em 11º lugar, com 43 pontos.

O detalhe é que até ali Camilo já largara quatro vezes na primeira fila (segundo em Interlagos duas vezes, segundo em Santa Cruz do Sul e pole position em Salvador) e não completara nenhuma das quatro corridas. O autódromo de Campo Grande marcou a derrubada deste “tabu”.

Este é um dos motivos que fazem o piloto ter bons motivos para correr no circuito de Campo Grande. “Além de ser uma pista que eu gosto e onde minha equipe costuma conseguir um bom acerto, ano passado me deu sorte, porque foi a primeira vez que larguei na primeira fila e completei a corrida, e justamente quando eu mais precisava. Foi uma vitória muito especial”, explica.

Ingressos – Já estão à venda nos canais Tickets for Fun (www.ticketsforfun.com.br) e em 11 pontos de venda na Capital os ingressos para a Stock Car. Eles podem ser adquiridos na rede de postos Esso, nas lojas Goodyear e nas concessionárias Chevrolet espalhadas pela Capital.

Os endereços, opções de ingressos e demais informações podem ser obtidos em no site http://stockcar.globo.com/index.php/ingressos/. Os preços das entradas são R$ 26,00 para arquibancada e R$ 13,00 para meia-entrada. Passes de visitação custam R$ 55,00 e para o Paddock R$ 180,00.

A programação da velocidade em Campo Grande ainda prevê a realização da sexta prova da Copa Chevrolet Montana, divisão de acesso da Stock Car.

Fonte: Campo Grande News