segunda-feira, 7 de junho de 2010

Detalhes da 1ª Etapa do Brasileiro de Velocidade na Terra de 2010

O Campeonato Brasileiro de Velocidade na Terra começou.
A primeira etapa já aconteceu e a próxima esta marcada, será no dia 25 de julho ao que tudo indica na Chapada dos Guimarães/MT.
A bandeira verde foi agitada, a largada de 2010 foi dada em Campo Grande/MS, no dia 29 de maio e a quadriculada acenada no dia 30, para encerramento da primeira etapa.
Tudo perfeito, organização, supervisão, equipe toda orquestrada com amor, carinho e respeito por todos que lá compareceram.
O Autódromo aprovado por quem ainda não conhecia e a saudades amenizada por quem já acelerou no Vécio Barbosa.
Pilotos de vários estados foram prestigiar o evento que tanto amam. É lindo ouvir os pilotos falando a respeito da Velocidade na Terra, da pista, dos carros, dos acertos, dos pneus, do freio, do cambio, dos tempos. Trocam idéias, experiências, se ajudam mutuamente, é comum ver preparador de um piloto auxiliando outro preparador, outro piloto. Enfim em uma grande família, discordam às vezes, mas se amam.
Na pista a briga é de gente grande, disputas eletrizantes, ultrapassagens maravilhosas, mas tudo com respeito pelo adversário. No Box a união entre as equipes é digna de registro e comentários.
A equipe Beira Rio Compethições com três carros na Fórmula Tubular, vai guardar na lembrança, o inicio do campeonato com muito carinho. Ricardo Fragnani, com o 417 do Grupo Incefra, ganhou as duas provas. Rick Fragnani com o 412 fez bonito nas duas provas, mas na segunda deu um show ficou entre os quatro primeiros e mostrou serviço o tempo todo, não deu trégua para o atual campeão brasileiro, acelerando muito e pilotando com perfeição já mostrou que vai dar trabalho para os mais experientes. E o Lucas Oliveira com o 407, vai acelerando, conhecendo o carro, a pista e as “manhas” para pilotar entre os primeiros.
A equipe do Paulo Barbosa, do 510 é de Campo Grande, a Papito Racing e o preparador é o Leandro da Guerra Motor Sport. Tem o patrocínio do Cartório Santos Pereira, da Artcor e da Scala Cimentos. O Paulo Boca como é conhecido não foi muito bem na primeira prova, mas no domingo, fez a pole e quando perdeu a posição, acompanhou o Ricardo Fragnani de perto, chegando em segundo.
Arnaldo Vasconcellos e Carlos de Castro, também de Campo Grande/MS engrandeceram o grid da Fórmula Tubular. Mesmo com problemas na segunda prova o carro não rendia o esperado. Ele já havia comentado no sábado que alguma coisa estava errada, mas não desistiu e participou do evento.
Ricardo Basso, Bahia, Campeão Brasileiro da Categoria Fórmula Injetada, com seu belo Fórmula preto e dourado, não ficou satisfeito com os resultados do final de semana. Mas é coisa de campeão, de quem esta acostumado a andar sempre na frente. O resultado dele foi muito bom, pontuou de forma significativa. Nos treinos e nas tomadas ocupava o terceiro lugar nas atividades de sábado e no domingo repetiu as posições. Chegou em terceiro nas duas provas. Novoeste é seu patrocinador oficial. Antelmo Poletto é o preparador do 769.
O carioca de Nova Iguaçu, Wellington Antunes que pilota o 609, é patrocinador pela Borrachas Peças Antunes e seu preparador é o Valtinho da Pasquimotor. Acostumado há vários títulos, não gostou muito do resultado da primeira etapa. Wellington é Tri-Campeão Brasileiro, Tetra Carioca, Penta Iguaçuano e Tri- Campeão da famosa 100 milhas da cidade de Piracicaba. Nos treinos livres, Wellington andou na frente e na tomada da primeira prova fez o segundo melhor tempo com 1:15.361, diferença de apenas 85 milésimo do primeiro colocado. Largou na frente e liderou a prova por algumas voltas. Infelizmente houve um problema com a trava da planetária do câmbio quando bateu no barranco, entrou no Box e retornou a pista, mas não deu. Na nona volta abandonou a prova. No domingo com o problema resolvido voltou aos primeiros lugares nos treinos livres. Na tomada ficou em oitavo, seu carro não rendia o que ele esperava. Lutou bravamente chegou em quinto lugar, dando um espetáculo de pilotagem.
Apucarana/PR liberou dois pilotos, queridos por todos, para engrandecer o grid da primeira etapa do Brasileiro. Rogério de Paula e Tiago Oliveira, ambos patrocinados pela Seqüencial e preparados pela Bertasso Motor Sport. O piloto do 371 tem dois títulos Paranaense, um Brasileiro e um vice-brasileiro, todos na Velocidade na Terra. O Tiago que pilota o 302, começou em 2009 e ainda esta ganhando experiência na terra, foi campeão de Kart Paranaense.
Maico Bombana também veio do Paraná e participou pela primeira vez do Campeonato Brasileiro. Luiz Marchesi também fez sua estréia no evento. Gostaram e prometem estar presente nas próximas etapas.
Sérgio Introvini do Mato Grosso, do 593 (FMC e União de Fazendas Introvini, Geolar), voltando ao campeonato brasileiro e acertando o carro terminou em décimo segunda na primeira prova e décimo terceiro na segunda. A próxima etapa já tem novos planos e acertos.
Ricardo Kreuz, o “Bidu”, gaucho nascido na cidade de Dois Irmãos, hoje morando em Nova Hamburgo, veio com a família unida e o preparador Eleo para mais um campeonato. Bidu é Hexa Campeão Gaucho, Campeão Brasileiro e tem o patrocínio da Auto Nova Petrópolis e da Sefar. Nos treinos livres, tomada e prova, Ricardo ficou em sétimo lugar, no sábado. Domingo andou melhor nos treinos livres, na tomada não conseguiu uma boa classificação e na prova o 111 ficou em oitavo lugar. Está revendo o acerto do carro para a próxima etapa.
Pais e filhos participando do Campeonato Brasileiro é comum encontrarmos. Temos varias famílias representadas pelo amor ao automobilismo e o carinho que sentimos entre eles é contagiante e nos emociona.
Vanderley Reck, 525 e Reck Junior,521 (Tecno Diesel) juntos detêm inúmeros títulos mato-grossense, brasileiro e Copa Brasil. Vanderley não conseguiu fazer os treinos livres e nem a tomada do sábado. Largou em ultimo e foi buscando, mas o problema persistiu e ele abandonou a prova na sétima volta. Treinos livres de domingo fez o sétimo tempo. Na tomada largou em décimo terceiro e terminou a prova em décimo primeiro. Já comentou que para a próxima etapa vai rever o acerto e eliminar os problemas para atingir seu objetivo, chegar entre os primeiros, lugar que está acostumado.
Reck Junior, largou em nono e terminou a prova em quarto lugar, no sábado. No domingo liderou os treinos livres e na tomada fez o sétimo tempo. Abandonou a prova na oitava volta. Assim como o pai, vai fazer a diferença na próxima etapa.
Outra família querida, Celso Silveira Mello Filho (428) e Celso Meneghell Silveira Mello, (482) (J. Esteves), também conquistaram inúmeros títulos, de regionais, Paulista, Brasileiro e das 100 milhas de Piracicaba, Meneghell conquistou duas vitórias consecutivas em 2008 e 2009. Voltaram para o brasileiro em muito alegrando o campeonato.
Nos treinos livres de sábado, foram para a pista sentir o carro. Na tomada Meneghell fez o terceiro melhor tempo, todos na casa dos 1:15. Na primeira prova, chegou em segundo, após ter liderado a prova por algumas voltas e fez a melhor volta com 1:14.608.
Não participaram dos treinos livres de domingo e com problemas no câmbio, Meneghell fez a quinta posição na tomada e Celso Silveira largou em décimo quarto. Terminando a prova em nono e Meneghell em sétimo.
É muito bonito quando presenciamos o pai e o filho conversando sobre o acerto do carro, trocando experiências na tocada, nas freadas, nos detalhes de cada um pilotar o fórmula. Celso Mello e Celso Meneghell ficam o tempo todo conversando, analisando o traçado, o desempenho do carro, incentivando, enfim família.
Christiano Bornemann do Paraná, mais uma vez venceu as duas provas e dispara no Campeonato Brasileiro (Embretech – WD 40 – Luciflex).
Na primeira corrida, realizada no sábado, Chris Bornemann largou na pole e liderou de ponta a ponta, completando as 20 voltas de prova com mais de 10 segundos de vantagem para o segundo colocado. No domingo, durante a segunda corrida, quando tudo parecia já estar definido em favor do piloto paranaense, um problema na refrigeração começou passou a atrapalhar o rendimento do carro a dez voltas do fim. A vantagem que era superior a 11 segundos caiu para dois, mas Chris Bornemann sobe administrar o problema e venceu mais uma.

“Foi um fim de semana muito bom para eu e minha equipe. Vencemos as duas provas do Brasileiro e conseguimos deixar nosso carro 100% para a quarta etapa do Paranaense. Faziam algumas provas que o meu carro não tinha um rendimento tão bom. Espero que para a corrida do dia 13 ele esteja igual, para podermos brigar pela vitória na categoria Marcas “A” em Ponta Grossa. O ano está corrido novamente, pois descansamos uma semana e depois temos que nos preparar para a feira Autopar 2010 e a corrida em Ponta Grossa”, declarou Christiano Bornemann (Embretech/WD40/Luciflex).
Parabéns a todos, que de uma forma ou de outra colaboraram para que a primeira etapa do Campeonato Brasileiro fosse o sucesso que foi.

Fonte: www.allracing.com.br

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