terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Livro desvenda a relação de Ayrton Senna com a mídia



No ano que Ayrton Senna completaria 50 anos a editora AutoMotor lança o livro "Ayrton Senna e a Mídia Esportiva", de autoria do jornalista Rodrigo França, que estudou a relação do piloto com a imprensa. O automobilismo é o foco do livro, que observa a importância do mito e ídolo Ayrton Senna e o papel da mídia na construção do herói e a necessidade de fomentar esta imagem.

Segundo França, que trabalhou no Jornal da Tarde, na Folha de S. Paulo e atua como jornalista especializado em automobilismo, "é a cobertura jornalística da carreira de Ayrton Senna que representa o melhor exemplo da estreita relação entre a mídia esportiva e sua necessidade de ídolos".

Por meio de depoimentos de diversos profissionais da área jornalística e acadêmica, análise dos jornais, revistas e reportagens de TV da época e atuais, o livro tenta desvendar esta relação entre o jornalismo e o herói.

"A forma como sua imagem permanece mítica em nossos dias, e nisso a participação correta na área social, por meio do Instituto Ayrton Senna, mostra que o tema permanece atual", acredita o autor.

O livro "Ayrton Senna e a Mídia Esportiva" terá lançamento em São Paulo no dia 20 de dezembro e é o primeiro de Rodrigo França e da Editora AutoMotor, de Reginaldo Leme. O comentarista de F-1 da TV Globo também assina o prefácio. As fotos inéditas de Senna são do experiente Miguel Costa Junior, que cobre F-1 há mais de 30 anos.

Serviço: Livro "Ayrton Senna e a Mídia Esportiva", 2010, Rodrigo França, Editora AutoMotor, 220 páginas, fotos coloridas, R$ 29,90.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Título da Stock Car pode ser decidido no "tapetão"



A disputa nas pistas da Stock Car acabou no último domingo (5), mas agora pode começar uma batalha nos bastidores. Equipe do vice-campeão Cacá Bueno, a Red Bull pede a desclassificação do campeão Max Wilson da prova decisiva, realizada em Curitiba.

O time decidirá ainda nesta semana se levará o protesto adiante, questionando o fato de Wilson ter feito o reabastecimento obrigatório antes do 20º minuto, momento da abertura dos boxes. Caso a alegação seja aceita, Cacá conquistaria seu quarto título na categoria.

A Red Bull se baseia no fato de que, em Londrina, Felipe Maluhy foi excluído da prova pela mesma irregularidade, mas em Curitiba Max tomou apenas um drive-through.

A temporada 2010 da Stock Car foi marcada por uma série de decisões tomadas nos tribunais.

Fonte: R7.com

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Etapa da Argentina garante título para Michael Bartels/Andrea Bertolini no Mundial FIA GT1

A etapa de encerramento da temporada 2010 do Mundial FIA GT1, realizada neste fim de semana em Portrero de los Funes, na província de San Luis, na Argentina, confirmou o já esperado título da dupla Michael Bartels e Andrea Bertolini, da Vitaphone Racing. A corrida de classificação e a corrida principal definiram também o título de marcas para a Aston Martin, com duas vitórias de Yann Clairay e Frédéric Makowiecki.

"Nem sempre tivemos o carro mais rápido durante o ano, mas sempre estivemos focados e dando nosso melhor. O time inteiro trabalhou de forma incessante e por isso conseguimos conquistar este título. Além disso, como já estou pilotando ao lado do Andrea há algum tempo, temos um entrosamento perfeito e isso faz uma enorme diferença. Foi um grande campeonato, um dos mais difíceis que já disputei", disse Michael Bartels.


"Foi um ano muito longo, neste novo formato com duas corridas por fim semana. Ao mesmo tempo, a dificuldade para vencer foi enorme, com vários carros e pilotos de alto nível, mas tanto o Michael quanto eu conhecemos muito bem o Maserati MC12 e sabemos o que podemos extrair dele. Agora, só quero ir para casa, ver minha família e comemorar", acrescentou Andrea Bertolini. Foi o quarto título da dupla no campeonato, o terceiro consecutivo (2006, 2008, 2009 e 2010).


Segundo colocado na corrida decisiva, o vice-campeão Thomas Mutsch, da Matech Competition, saiu satisfeito da Argentina. "O final da temporada foi realmente muito bom para a equipe. Estou muito feliz por terminarmos bem o ano e por conseguirmos fazer um grande trabalho em pistas que não seriam boas para nós, como esta de San Luis. Não deu para ficar com o título, mas vamos tentar novamente no ano que vem".


Vencedor das duas provas do fim de semana na Argentina, Yann Clairay, do Aston Martin DB9, ressaltou a importância do resultado para a equipe Hexis. "Fred (Makowiecki, parceiro de pilotagem dele) fez um trabalho fantástico. Este foi o resultado perfeito para o final de uma temporada tão longa e difícil, com os melhores pilotos, carros e formato. Não vejo a hora de começar a próxima temporada", disse Yann Clairay.


OS CAMPEÕES DO MUNDIAL FIA GT1

1997 Bernd Schneider (ALE)
1998 Ricardo Zonta (BRA)/Klaus Ludwig (ALE)
1999 Olivier Beretta (MON)/Karl Wendlinger (AUT)
2000 Julian Bailey (GBR)/Jamie Campbell-Walter (GBR)
2001 Christophe Bouchut (FRA)/Jean-Philippe Belloc (FRA)
2002 Christophe Bouchut (FRA)
2003 Thomas Biagi (ITA)/Matteo Bobbi (ITA)
2004 Fabrizio Gollin (ITA)/Luca Cappellari (ITA)
2005 Gabriele Gardel (SUI)
2006 Michael Bartels (ALE)/Andrea Bertolini (ITA)
2007 Thomas Biagi (ITA)
2008 Michael Bartels (ALE)/Andrea Bertolini (ITA)
2009 Michael Bartels (ALE)/Andrea Bertolini (ITA)
2010 Michael Bartels (ALE)/Andrea Bertolini (ITA)

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Stock Car chega ao fim com 'show de horror' e título de Max Wilson



A última prova da Stock Car neste domingo em Curitiba foi um verdadeiro ‘show de horror’. Logo nas primeiras voltas começou a chover forte na capital paranaense e a pista molhada provocou uma série de acidentes. Além disso, a sujeira no circuito era visível e a organização seguiu com a prova e só mandou o safety car para a pista após as colisões. Enquanto isso, os pilotos reclamavam para as equipes que não conseguiam enxergar nada. Diante deste cenário, Max Wilson se aproveitou da vantagem adquirida até então e se sagrou o campeão desta edição da categoria.

"Foi o ano do nascimento do meu primeiro filho e é muito gratificante conquistar este título numa categoria em que outros pilotos que regressaram de uma longa carreira no exterior vêm encontrando tantas dificuldades. É claro que andar de Fórmula 1, como já andei, tem um sabor especial, mas nunca senti uma sensação de felicidade tão grande. É um momento maravilhoso para mim estar aqui no Brasil, fazendo o que adoro que é correr e ao lado da minha família", disse Max Wilson.

Logo na primeira volta, Tiago Camilo bateu na traseira de Allam Khodair, então líder da prova, o tirou da disputa e acabou desclassificado. Depois veio a chuva forte e a pista virou um verdadeiro sabão. Dentre os inúmeros acidentes, Valdeno Brito deixou os boxes levando parte da bomba de reabastecimento.

Cacá Bueno, um dos postulantes ao título, terminou a prova logo a frente da Max Wilson, mas precisava passar mais dois adversários para ficar com o título. No entanto, não teve tempo para isso e Wilson levou o seu primeiro título da categoria.

Após tantas trocas de posição e os inúmeros acidentes, a vitória foi de Diego Nunes, que formou com o segundo colocado Xandinho Negrão e Júlio Campos um pódio inédito na categoria.

Resultado final do campeonato:

1ª) Max Wilson, 265

2º) Cacá Bueno, 264
3º) Allam Khodair e Ricardo Maurício, 251
5º) Átila Abreu, 234
6º) Felipe Maluhy, 231
7º) Marcos Gomes e Nonô Figueiredo, 229
9º) Daniel Serra, 224
10º) Popó Bueno, 219
11º) Júlio Campos, 70
12º) Thiago Camilo, 56
13º) Xandinho Negrão, 53

Fonte: Uol Esporte

domingo, 5 de dezembro de 2010

Roberval Andrade vence em Brasília e conquista o bicampeonato da Fórmula Truck


O piloto Roberval Andrade, da equipe Scania Corinthians Motorsport, venceu a décima e última etapa da temporada 2010 do Campeonato Brasileiro e Sul-americano de Fórmula Truck, realizada neste domingo (5) no Autódromo Nelson Piquet em Brasília (DF). Com o resultado, o representante do timão conquistou o bicampeonato na categoria, já que havia levado o caneco em 2002. Felipe Giaffone, da Volkswagen, chegou na quarta colocação, e ficou com o vice campeonato. Beto Monteiro, Scuderia Iveco, foi o segundo na corrida seguido por Wellington Cirino, da ABF Mercedes-Benz. No campeonato de marcas o título ficou com a alemã Volkswagen.

"Primeiro de tudo, gostaria de parabenizar meus adversários", disse Roberval Andrade. "Estou tão feliz com o resultado. Durante a corrida a situação do título foi mudando várias vezes, cheguei até a chorar dentro do caminhão pensando que havia perdido o campeonato, mas no final deu tudo certo. Foi um campeonato muito difícil, com grandes disputas, consegui vencer cinco vezes e só tenho a agradecer a Scania, parceria que me ajudou muito nestes dois anos, a todo o trabalho incrível realizado pelo time, e espero continuar ao lado deles no ano que vem", encerra o bicampeão.


Quarto na corrida de hoje, e vice-campeão, Felipe Giaffone acredita que o título da categoria tenha ficado em boas mãos. "Eu sabia que hoje seria muito difícil. Infelizmente não consegui uma boa posição de largada o que complicou tudo. Durante o desenrolar da corrida consegui estar em uma posição que me garantia o tricampeonato, mas na relargada da penúltima bandeira amarela o Wellington Cirino me ultrapassou e perdi o título. Foi um grande ano, muito disputado e parabéns ao Roberval pela conquista merecida".


Beto Monteiro, em uma corrida segura atrás do campeão Roberval, ficou feliz por terminar o ano com bons resultados. "Primeiro de tudo gostaria de parabenizar o Roberval e o Felipe pela disputa do título. Estou muito satisfeito pelo trabalho feito pela minha equipe durante o ano e por termos encerrado a temporada com grandes resultados. Ano que vem tenho certeza que estaremos ainda mais fortes e espero estar na briga pelo título".


Na terceira posição do dia e do campeonato, Wellington Cirino, ressalta a competitividade do campeonato e o trabalho de sua equipe. "Ao longo do ano disputamos 10 provas e subi oito vezes ao pódio. Foi um ano de muito trabalho e luta por parte da minha equipe e gostaria de agradecê-los por isso. Parabéns ao Roberval pelo título e ao Felipe pelo vice e espero brigar com eles pelo título no ano que vem".


Com o resultado de hoje, a Volkswagen conquistou o seu terceiro Título de Marcas desde que o prêmio para as fábricas participantes da categoria começou a ser dado em 2005. Confira a lista dos campeões: 2005 - Scania, 2006 - Mercedes-Benz, 2007 - Volkswagen, 2008 - Mercedes-Benz, 2009 - Volkswagen, 2010 - Volkswagen.


A classificação de pilotos final do Campeonato Brasileiro e Sul-americano de Fórmula Truck na temporada 2010 ficou: 1) Roberval Andrade (100), 176; 2) Felipe Giaffone (4), 176; 3) Wellington Cirino (6), 142; 4) Valmir Benavides (2), 132; 5) Geraldo Piquet (3), 114; 6) Beto Monteiro (88), 90; 7) Renato Martins (9), 74; 8) Leandro Totti (73), 61; 9) Pedro Muffato (20), 61; 10) Leandro Reis (51), 59; 11) Adalberto Jardim (23), 55; 12) Paulo Salustiano (55), 54; 13) André Marques (77), 47; 14) Danilo Dirani (56), 44; 15) Fred Marinelli (50), 43; 16) Débora Rodrigues (7), 35; 17) Bruno Junqueira (8), 22; 18) José Maria Reis (12), 22; 19) João Maistro (14), 21; 20) Fabiano Brito (28), 19; 21) Diumar Bueno (11), 19; 22) José Cangueiro (21), 15; 23) Cristiano da Matta (33), 13; 24) Anderson Toso (46), 8; 25) Vignaldo Fizio (10), 7.


Já o Campeonato de Marcas ficou: 1)Volkswagen, 398; 2)Scania, 341; 3)Mercedes-Benz, 332; 4)Iveco, 146; 5)Volvo, 145; 6)Ford, 100.


Resultado final do GP Petrobras.


1º) 100 - Roberval Andrade (S, SP), 26 voltas

2º) 88 - Beto Monteiro (I , PE), a 0.867
3º) 6 - Wellington Cirino (M , PR), a 1.845
4º) 4 - Felipe Giaffone (W , SP), a 2.723
5º) 2 - Valmir Benavides (W , SP), a 4.404
6º) 9 - Renato Martins (W , SP), a 7.607
7º) 20 - Pedro Muffato (S , PR), a 8.895
8º) 7 - Débora Rodrigues (W , SP), a 9.346
9º) 8 - Bruno Junqueira (F , MG), a 12.007
10º) 3 - Geraldo Piquet (M , DF), a 12.343
11º) 14 - João Maistro (V , PR), a 16.064
12º) 10 - Vignaldo Fizio (F , SP), a 16.510
13º) 55 - Paulo Salustiano (V , SP), a 2 voltas
14º) 23 - Adalberto Jardim (V , SP), a 2 voltas
15º) 51 - Leandro Reis (S , GO), a 3 voltas
16º) 33 - Cristiano Da Matta (I , MG), a 4 voltas
17º) 77 - André Marques (S , SP), a 6 voltas
18º) 11 - Diumar Bueno (V , PR), a 7 voltas
19º) 50 - Fred Marinelli (I , SP), a 10 voltas
20º) 46 - Andersom Toso (F , RS), a 10 voltas
21º) 28 - Fabiano Brito (F , PR), a 12 voltas
22º) 21 - José Cangueiro (M , SP), a 13 voltas
23º) 12 - José M Reis (S , GO), a 16 voltas
24º) 56 - Danilo Dirani (F , SP), a 25 voltas

O calendário 2011 da Fórmula Truck será divulgado na próxima quarta-feira (8), no site oficial da categoria:
www.formulatruck.com.br. Continue acompanhando as notícias do certame mais popular da América do Sul também pelo Twitter: www.twitter.com/formula_truck.

sábado, 4 de dezembro de 2010

Roberval Andrade faz a pole em Brasília e se aproxima do bicampeonato da Fórmula Truck

O paulista Roberval Andrade, da equipe Scania Corinthians Motorsport, largará na pole position na corrida deste domingo (5) do Campeonato Brasileiro e Sul-americano de Fórmula Truck. O líder do campeonato, Felipe Giaffone, da Volkswagen, acabou errando em sua volta lançada no treino classificatório e largará na sétima posição. Segundo no grid, Danilo Dirani, da Ford, demonstra a força dos caminhões com motores nove litros e será seguido por Geraldo Piquet, da Mercedes, que garantiu sua melhor posição de largada do ano. A disputa da última prova da temporada começará às 14hs com transmissão ao vivo pela Rede Band de TV.

Muito feliz com a garantia da pole, Roberval Andrade fala sobre a estratégia utilizada durante o fim de semana. "Eu vim para Brasília procurando jogar pressão em cima do Felipe Giaffone e deu certo na classificação. Ele sempre esteve entre os primeiros durante os treinos livres, mas não conseguiu repetir o desempenho na hora mais importante. Felizmente. Agora na corrida conseguimos igualar um pouco as coisas, já que será difícil para ambos. Ele terá que partir pra cima, mas eu também, já que preciso de todos os pontos possíveis. Então vamos ver amanhã, mas por enquanto começamos bem".

Líder do campeonato com 17 pontos de vantagem para o representante do Corinthians, Felipe Giaffone explica o que houve de errado durante o treino classificatório deste sábado. "Hoje acabei errando. Eu tenho um caminhão para largar entre os quatro primeiros, mas tentei buscar um pouco mais do que realmente dava e acabei errando na volta decisiva. É uma pena, fiquei chateado por isso. Mas acontece, é de corrida, e amanhã a estratégia é partir para cima e conquistar o maior número de pontos possíveis para conseguir assegurar o meu tricampeonato".

Primeiro caminhão com motor pequeno, o Ford de Danilo Dirani largará na segunda posição. Empolgado com o feito de sua equipe, o piloto agradece o trabalho feito durante o ano. "O que aconteceu hoje foi muito legal. Contra todos os prognósticos consegui colocar o meu caminhão pequeno entre os ponteiros e estou na disputa pela vitória amanhã. O ano não foi fácil, tivemos problemas, mas trabalhamos sempre e continuamos melhorando. Hoje, tivemos um grande treino e mais um trabalho excelente do time, conseguimos acertar o caminhão e agora colhemos os frutos disso".

Piloto da casa, Geraldo Piquet, da Mercedes, ressalta a volta à briga pelas primeiras posições e espera usar o resultado deste fim de semana para inspirar o time para a próxima temporada. "Antes tarde do que nunca. Infelizmente o ano não caminhou tão bem para nós como gostaria, mas estamos de volta à disputa e estou feliz por largar entre os três primeiros novamente. Meu objetivo é buscar um pódio, até mesmo a vitória, pra encerrar bem a temporada e inspirar o time para a disputa do ano que vem".

A programação do último domingo de prova da Fórmula Truck em 2010 começa cedo, com o warm-up às 9h45 da manhã. Logo após o término os fãs dos caminhões acompanharão shows de acrobacias com trucks e motos entre 11h e 13h30. A prova está marcada para as 14hs com transmissão ao vivo pela Rede Band TV. Acompanhe as novidades da categoria pelo twitter oficial pelo endereço: www.twitter.com.br/formula_truck. Veja o grid de largada para o GP Petrobras.

1º) 100 - Roberval Andrade (S, SP), 1:11.130
2º) 56 - Danilo Dirani (F, SP), 1:11.235
3º) 3 - Geraldo Piquet (M, DF), 1:11.536
4º) 73 - Leandro Totti (M, PR), 1:11.686
5º) 51 - Leandro Reis (S, GO), 1:11.860
6º) 6 - Wellington Cirino (M, PR), 1:12.289
7º) 4 - Felipe Giaffone (W, SP), 1:12.871
8º) 88 - Beto Monteiro (I, PE), 1:12.42
9º) 2 - Valmir Benavides (W, SP), 1:12.451
10º) 55 - Paulo Salustiano (V, SP), 1:12.469
11º) 9 - Renato Martins (W, SP), 1:12.729
12º) 23 - Adalberto Jardim (V, SP), 1:12.733
13º) 33 - Cristiano Da Matta (I, MG), 1:12.884
14º) 11 - Diumar Bueno (V, PR), 1:12.911
15º) 7 - Débora Rodrigues (W, SP), 1:13.145
16º) 77 - André Marques (S, SP), 1:13.149
17º) 50 - Fred Marinelli (I, SP), 1:13.188
18º) 20 - Pedro Muffato (S, PR), 1:13.528
19º) 14 - João Maistro (V, PR), 1:13.532
20º) 8 - Bruno Junqueira (F, MG), 1:13.625
21º) 21 - José Cangueiro (M, SP), 1:13.896
22º) 28 - Fabiano Brito (F, PR), 1:14.210
23º) 46 - Andersom Toso (F, RS), 1:14.844
24º) 10 - Vignaldo Fizio (F, SP), 1:17.718